Imagem obtida no espaço da Associação 25 de Abril
O País Das Pessoas Tristes
A história real do “País das Pessoas Tristes” contada a uma criança por militares que participaram activamente no 25 de Abril de 1974.
Ao longo de 22 minutos cada um dos “Capitães de Abril”, numa curta metragem realizada por João Botelho e com argumento de Manuel António Pina, lê para Joana um trecho dessa história. São eles o General Vasco Gonçalves, o Brigadeiro Pezarat Correia, o Tenente-Coronel Vasco Lourenço, o Tenente-Coronel Vítor Alves, o Coronel Carlos Matos Gomes, o Major Sanches Osório, o Almirante Vítor Crespo, o Major Mário Tomé, o Brigadeiro Costa Neves, o Tenente-Coronel Otelo Saraiva de Carvalho, o Almirante Martins Guerreiro, o Comandante Almada Contreiras e o Coronel Alfredo Assunção.
Não se suponha que a personagem central desta história – Joana - tem um papel passivo:
- Quando lhe é contado que até a Coca Cola era proibida no “País das Pessoas Tristes” Joana tem uma sonora expressão de incredibilidade;
- No final deste filme Joana sentada junto de uma placa evocando Salgueiro Maia apela à divulgação da história para que a memória se não perca.
Esta curta metragem encontra-se disponível no espaço virtual da “Associação 25 de Abril”, conjuntamente com muitos outros documentos, estudos e filmes, e a que se pode aceder AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário