E ASSIM VAI… o SAMS
O SAMS (Serviço de Assistência Médico Social) do ex-Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (actual MAIS)
Hoje, dia 26 de Setembro de 2023, pelas 11 horas e 30 minutos, contactei telefonicamente os Serviços de Marcação de Consultas do SAMS para saber se eram, no Centro Clínico, ministradas vacinas contra o COVID.
Depois de me solicitarem que aguardasse (o que fiz) fui informado que o SAMS “de momento” não estava a ministrar as ditas vacinas. Procurei esclarecer-me acerca do significado “de momento” (dentro de dias estariam a vacinar?) sendo informado que não dispunha ( a minha interlocutora) dessa informação.
Existindo no Centro Clínico do SAMS um Serviço de Vacinação a questão que se coloca é porque “de momento” essa vacina não é ministrada nesse serviço?
Não ignoro que existe um Comunicado (Ver AQUI) em que é dito que “(…) o SAMS não presta cuidados de saúde nem realiza Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) a Beneficiários e Utentes com suspeita ou diagnóstico de infeção por COVID-19.”, mas que, na matéria em causa, só se aplica sobre quem houver “suspeita ou diagnóstico de infeção por COVID-19”
Dir-me-ão que nas farmácias posso facilmente (?) aceder à vacina, mas o que me não dizem é se as farmácias estão preparadas para actuar perante algum eventual choque anafilático, cujo tratamento deve ser o mais rápido possível e passa, numa primeira fase, pela administração de adrenalina para actuar rapidamente e melhorar os sintomas. Não era por acaso que na época, recente, das grandes vacinações em massa tínhamos, após a vacinação, que aguardar cerca de meia hora antes de abandonar o local.
Nesta data estou a enviar aos responsáveis do SAMS e com conhecimento à Direcção do Sindicato (na qualidade de proprietária) uma mensagem por correio electrónico. Da resposta, se a houver, aqui darei conhecimento.
NOTA: Se quer saber o que é a anafilaxia pode e deve aceder AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário