Imagem obtida no espaço da PRÁXIS |
"O populismo considera que a sociedade está fundamentalmente separada em dois grupos homogéneos e antagónicos: a ‘população pura’ e a ‘elite corrupta’” Por sua vez o líder populista assume-se como a voz do povo, representando os interesses dos cidadãos contra a "elite corrupta".
Cas Mudde, professor da Universidade da Georgia, EUA
A campanha eleitoral para as Legislativas 2024 vai no auge e os partidos vão lançando promessas a torto e a direito sem, alguns, explicarem a forma de as cumprir.
Os programas eleitorais da direita prometem cortes de impostos para todos, mas beneficiam principalmente os mais ricos. Eles propõem reduzir o IRC para as empresas e o IRS para as famílias, mas essas medidas favorecem desproporcionalmente aqueles com rendimentos mais altos. Além disso, a direita defende a privatização de serviços públicos e a redução da regulamentação do trabalho, o que levaria à precarização do trabalho e à diminuição dos direitos dos trabalhadores. Essas políticas visam agradar aos ricos e às grandes empresas, em detrimento da maioria da população.
OS PROGRAMAS ELEITORAIS DA DIREITA
ESTÃO CHEIOS DE PROMESSAS PARA OS MAIS RICOS
Um artigo de opinião de Vicente Ferreira, Doutor em Economia na Universidade de Sapienza, Roma, faz uma análise exaustiva das promessas da direita (AD, IL e CH) e deita por terra as mesmas, considerando que visam beneficiar os mais ricos ou são, na prática, impossíveis de concretizar.
Um exemplo, entre muitos, do que refere o seu artigo de opinião:
“A AD promete ainda baixar os impostos para os jovens através da redução das taxas de IRS aplicáveis em todos os escalões, exceto no último, para os trabalhadores até aos 35 anos. No entanto, a promessa é enganadora: mais de metade dos jovens ganha menos de €1000 por mês e ganharia pouco, sobretudo tendo em conta que já existe uma isenção de IRS para jovens nos primeiros cinco anos de trabalho. Mesmo para quem não é atualmente abrangido, a proposta da AD beneficia muito mais quem ganha mais. Resumindo, as propostas da direita são borlas fiscais para os mais ricos.”
VALE A PENA LER O ARTIGO NA INTEGRA AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário