quarta-feira, 6 de maio de 2020

INCOMODE-SE!






INCOMODE-SE!
Muitas pessoas são acomodadas porque não foram incomodadas. A insatisfação é o primeiro passo para a mudança. Incomode-se!


O meu texto de opinião “PARA BREVE A ABERTURA DOS SAMS” (ver AQUI) está a causar algum incómodo ao ponto de estar a ser questionada (não por escrito, nem publicamente) a veracidade do mesmo.

Poder-se-à não concordar com as opiniões que divulgo, mas as mesmas resultam de matérias que correspondem a factos. Que sobre os factos se façam considerações diferentes das que escrevo é legitimo, mas já não é aceitável que se procure escamotear ou denegrir a veracidade desses mesmos factos.

Os factos sobre que assenta o texto de opinião que acima reporto está contido no Comunicado do “Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo” (SITESE) que representa trabalhadores do SBSI.

Porque na imagem acima pode não ser legível o texto aqui fica a transcrição do mesmo:


Colegas,

O período de lay off da grande generalidade dos trabalhadores do SBSI termina hoje.

Segundo o SITESE sabe, foi comunicada internamente a decisão de que os trabalhadores se devem apresentar amanhã ao trabalho. Facto que ao ser dado a conhecer muito em cima da hora não chegou à generalidade dos trabalhadores, o que é de lamentar.

O SITESE não deixa de alertar que no estado de calamidade em que nos encontramos, por um lado, as deslocações não são livres de riscos e, por outro, muitos dos trabalhadores têm constrangimentos pessoais e familiares.

Por isso mesmo, o SITESE aconselha os trabalhadores que possam continuar em teletrabalho a escolher essa mesma via e solicita a todos os trabalhadores que se vejam forçados a trabalhar em condições que considerem inseguras que comuniquem com ao SITESE para que se possa reivindicar por condições dignas e seguras de trabalho.

O regresso ao trabalho dos trabalhadores que estiveram até aqui em lay off por decisão do SBSI tem acontecer em respeito pelas regras em vigor e esperamos que este contratempo na comunicação do regresso não seja o espelho de uma estratégia de comunicação numa fase que se adivinha difícil e de enorme insegurança.

JUNTOS VAMOS VENCER!


maio 2020
A Direção


As considerações e interpretações que faço deste Comunicado do SITESE e que podem não ser as de quem me lê, estão contextualizadas em “PARA BREVE A ABERTURA DOS SAMS”, que podem ser acedidas AQUI




1 comentário:


  1. Mais uma confirmação de que os SAMS vão lentamente voltando à nova normalidade e que é suposto já a partir de 18 de Maio as Clínicas estarem abertas quase todas.

    Ver em

    https://www.sbsi.pt/atividadesindical/informacao/publicacoes/Newsletters/SAMS6_5_2020.aspx

    ResponderEliminar